MEC distribui 5 milhões de testes da Provinha Brasil para escolas públicas

prova_brasilO Ministério da Educação distribuiu mais de cinco milhões de exemplares da Provinha Brasil para as escolas públicas com estudantes do segundo ano do ensino fundamental. O teste deve ser aplicado no primeiro semestre do ano letivo.

A Provinha Brasil foi criada em 2008 e tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano. Desde 2011, além de português, ela também mede conhecimentos básicos em matemática.

 

Aplicação e correção

Cada escola poderá escolher a data em que aplicará a prova aos estudantes. A indicação é que as duas provas sejam dadas em dias diferentes e que a aplicação seja feita ainda no primeiro semestre, já que outra edição da Provinha Brasil será distribuída no fim do ano, o que possibilita a comparação do rendimento dos alunos.

Cada um dos dois testes tem 20 questões que avaliam as habilidades dos estudantes na leitura, escrita, geometria, números e operações, leitura de tabelas e medidas de grandezas.

Ao contrário da Prova Brasil, aplicada aos alunos do quinto e nono ano do fundamental, e do terceiro ano do ensino médio, quem corrige a Provinha Brasil são os professores de cada escola. Por isso, além das provas, as escolas receberão pelos correios um material com orientações para aplicar e corrigir as provas, além de atividades adequadas aos resultados alcançados pelas turmas avaliadas.

 

Fonte: G1

Relacionados