MEC confirma Três Rios como município pré-selecionado a receber curso de medicina

Atuação ativa do deputado Celso Jacob foi fundamental no processo
Atuação ativa do deputado Celso Jacob foi fundamental no processo

Uma das soluções para a falta de médicos formados no país, que gerou o programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi à iniciativa do MEC em abrir edital para a seleção municípios aptos à abertura de novos cursos de medicina pelo país. Após três fases de solução as cidades pré-selecionadas foram divulgadas. No estado do Rio, entre os 91 municípios possíveis (a capital não poderia participar), Três Rios foi confirmada pelo MEC como cidade pré-selecionada a receber um curso superior de medicina a ser implantado por instituição particular de ensino superior. A lista final das cidades selecionadas foi divulgada pelo MEC no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (20), através da Portaria nº 731, de 19 de Dezembro de 2013 do MEC. No estado do Rio, Itaboraí e Angra dos Reis também entraram na lista final após entrarem com recurso.

– Só tenho o que comemorar com a confirmação do MEC nesta sexta-feira. A inclusão de Itaboraí e Angra dos Reis foi outra grande conquista para o nosso estado, que em breve poderá contar com mais três cursos de medicina. Vamos com tudo para a próxima fase e obrigado a todos os envolvidos. Nosso sonho de receber o curso de medicina venceu mais uma importante fase e a cada dia fica ainda mais próximo de se tornar realidade – afirmou Celso Jacob.

Uma das propostas do programa Mais Médicos é a abertura de novos cursos de medicina pelo país, numa forma de aumentar a oferta de novos profissionais no mercado. A primeira medida do programa foi a contratação de médicos estrangeiros para suprir a demanda existente, principalmente, nos municípios mais afastados do Brasil.

Na listagem anterior, apenas 42 municípios tinham sido pré-selecionados. Após análise de recursos, a lista final de cidades aptas para a terceira fase do processo de habilitação passa a ter 49 cidades: seis do estado da Bahia; uma do Ceará; uma do Espírito Santo; uma de Goiás; uma do Maranhão; cinco de Minas Gerais; duas do Pará; uma de Pernambuco; uma do Piauí; quatro do Paraná; três do Rio de Janeiro; uma de Rondônia; quatro do Rio Grande do Sul; uma de Santa Catarina; e 17 de São Paulo.

A próxima fase de seleção será a visita in loco da comissão de especialistas para a verificação da estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes nos municípios. Três Rios contou com a participação ativa do deputado federal Celso Jacob (PMDB – RJ) que já foi prefeito da cidade duas vezes e foi o responsável pela ida de universidades para o munícipio. O parlamentar foi quem mais lutou pela inscrição do município e atuou fortemente pela juntada e entrega de toda a documentação da Prefeitura Municipal no processo de seleção.

Relacionados