II Seminário Regional do Observatório da Educação debate bons projetos na área

f3Aconteceu na última sexta (21), na Escola de Formação Paulo Freire, no Rio de Janeiro, o II Seminário Regional do Observatório da Educação. O objetivo do Seminário, organizado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, é identificar experiências educacionais de sucesso para fomentar a elaboração de políticas públicas. Os trabalhos do observatório foram coordenados pelo Deputado Federal, e membro da Comissão de Educação, Celso Jacob.

Além do Deputado Celso Jacob, o Observatório da Educação contou com a presença do Presidente da Comissão de Educação da Câmara, o Deputado Federal Gabriel Chalita, da Secretária de Educação do Município do Rio, Cláudia Costin e da Assessora Especial da Subsecretaria de Gestão Educacional do Estado do Rio, Patrícia Tinoco, representando o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.f5

Durante a abertura do Seminário, o Deputado Celso Jacob falou da importância do evento: “O objetivo da Comissão de Educação é de ampliar a comunicação entre nós deputados que estamos lá em Brasília, discutindo e debatendo as melhores formas de melhorarmos a educação no país, com vocês professores, que vivenciam, dia a dia, as realidades da sala de aula. Queremos colocar em evidência boas práticas pedagógicas. Bons exemplos da educação merecem voz. E a Câmara vai percorrer o Brasil para conhecer essas boas praticas de educação para criarmos melhores leis e representarmos de verdade as necessidades da educação, para alcançarmos um ensino de excelência no país” – afirmou o deputado esclarecendo que esse observatório não é um evento político ou um evento exclusivo dele, é um evento da educação. “O Observatório é um evento da Comissão de Educação. Não é um evento de um partido político ou de um deputado. Convidamos os secretários de educação de todos os municípios do Estado do Rio, mas infelizmente, muitos não aceitaram participar porque a atual gestão não é do mesmo partido que o meu”.

f4O Deputado Federal Gabriel Chalita falou sobre temas desafiadores na educação, como a inserção das mídias sociais, o bullying e o acesso de todos à educação pública. Lembrou, ainda, que o objetivo do evento é apresentar práticas pedagógicas bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil. Chalita também elogiou o empenho do Deputado Celso Jacob na realização do evento: “O deputado Celso Jacob é um guerreiro da educação. A Comissão de Educação ganhou muito com a chegada dele. O Celso é um profundo conhecedor do tema e é um deputado muito atuante e sempre disposto a colaborar nos assuntos mais urgentes. Recentemente, ele conduziu, brilhantemente, a Comissão Externa sobre os problemas do Grupo Galileo, e agora se mostrou muito entusiasmado na realização desse seminário. É um grande prazer estar trabalhando nessa Comissão com o Celso” – afirmou o Deputado Chalita.f6

Devido aos protestos e manifestações que estavam programados para acontecer no Rio na última sexta, o debate sobre as práticas pedagógicas foi reduzido. Em razão disso, o Deputado Celso Jacob afirmou que, em breve, outro seminário será realizado no Rio. “Devidos a esse momento que estamos passando, com as manifestações, achamos melhor não estender o debate, mas garanto que realizaremos outro seminário no Rio, pois tenho certeza que as boas práticas pedagógicas do nosso estado servirão de exemplo para outras localidades do país” – finalizou o Deputado.

Relacionados