Deputado Celso Jacob e Secretário Nacional visitam núcleos do projeto Brincando com Esporte

O deputado federal Celso Jacob e o secretário nacional do Esporte, Leandro Cruz Froes, visitaram os núcleos do projeto Brincando com Esporte nos municípios de Areal, Com. Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Três Rios na sexta (10) e na segunda-feira (13). Cada uma dessas cidades possui de um a quatro núcleos do projeto, com 100 alunos entre 06 e 17 anos de idade atendidos por núcleo.

O projeto Brincando com Esporte, do governo federal, oferece atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas comandadas por agentes recreativos. Além disso, os alunos recebem todo o material necessário para a realização dessas atividades. Cada núcleo recebeu mais de 100 uniformes (blusa, bermuda, short, squeeze e mochila), cerca de 150 itens escolares (cartolinas, lápis de cor, tinta guache, etc), 50 bolas, kits lanche e diversos outros materiais.

A aluna Cauane é uma das centenas de crianças beneficiadas com o projeto

A aluna Cauane, de 08 anos, é uma das centenas de crianças que são beneficiadas com o projeto na região. “Venho todo dia à tarde ao núcleo e gosto muito. O projeto é muito legal. O que mais gosto de fazer aqui é desenhar”. Mirele Fátima, mãe de uma das crianças atendidas, vai todos os dias, de manhã e a tarde, ao núcleo em Paraíba do Sul. “Estou amando o projeto. Graças a essa iniciativa, as crianças estão ocupadas com atividades durante o dia e não ficam nas ruas. Os professores são atenciosos e as crianças ficaram apaixonadas. Minha torcida é para que tenhamos mais projetos como o Brincando com Esporte”, disse a mãe.

No Brincando com Esporte tem até mãe de aluna que se tornou voluntária do projeto. É o caso de Alessandra Sampaio, mãe de uma menina de oito anos que faz parte do núcleo em Três Rios. Ela contou que a filha autista teve progressiva melhora após participar das atividades. “Minha filha estuda em colégio particular, mas decidi inscrevê-la no projeto social. Depois de três dias do início do projeto, ela começou a se soltar e após uma semana já estava interagindo com outras crianças. Graças ao Brincando com Esporte, hoje não estou a levando na terapia. Foi uma grande transformação na vida da minha filha”.

Cada núcleo do projeto Brincando com Esporte possui cinco agentes recreativos, dois auxiliares de apoio administrativo e um coordenador esportivo. Um destes é o Arino Sérgio Freitas, mais conhecido como mestre Arino. “A integração entre as comunidades proporcionada pelo projeto é fantástica. As crianças interagem, vivenciam os benefícios do esporte e ocupam o tempo ocioso, ficando longe das drogas e da violência das ruas”. A professora de Educação Física, Ana Lívia Fonseca, elogiou o material fornecido pelo Brincando com Esporte. “Os materiais que vieram são maravilhosos, é algo que não temos disponível nas escolas particulares para dar aula. Os alunos receberam itens que eles nunca tinham sido apresentados, como a raquete de frescobol, por exemplo. O bom é que esse material vai continuar no município para as aulas de educação física da rede municipal”.

O secretário de Esporte e Lazer de Três Rios, Celso Jacob Filho, revelou que chegou a receber cartinhas das crianças pedindo a continuidade do Brincando com Esporte por maior período de tempo. “A adesão das crianças e jovens ao projeto foi incrível. Muitas me pediram para o projeto não terminar. As mães também adoraram, uma vez que as atividades ocupam o tempo livre dos alunos e os deixam fora das ruas, longe do perigo das drogas. Através da parceria com o Ministério do Esporte e o deputado Celso Jacob, buscaremos cada vez mais projetos sociais para a comunidade”.

O Brincando com Esporte recebeu um grande apoio do deputado federal Celso Jacob para implantação dos núcleos em 10 cidades da região. O prefeito de Três Rios, Josimar Salles, agradeceu o apoio do deputado. “Esse projeto traz as crianças de volta para brincar praticando esportes. Devemos investir em nossas crianças, com um processo de educação integral não só dentro de sala de aula, mas também na convivência e relacionamento com outras crianças, formando cidadãos melhores. Agradeço ao deputado Celso Jacob, ao ministro Leonardo Picciani e toda a equipe envolvida nesse projeto”. A opinião dele é compartilhada pelo prefeito de Paraíba do Sul, Alessandro Bouzada. “A parceria com o deputado é muito benéfica para o município. Em uma cidade que tem uma grande carência de recursos como Paraíba do Sul, o projeto vem a somar porque foca em crianças e jovens que, às vezes, não têm acesso a uma estrutura de lazer com a qualidade que é fornecida pelo Brincando com Esporte. É muito bom saber que os olhos do deputado estão voltados para nossa região”, destacou.

Durante a visita, o deputado federal Celso Jacob conversou com os alunos, agentes recreativos e coordenadores e viu de perto o entusiasmo dos moradores da região com o Brincando com Esporte. “O Brincando com o Esporte está um sucesso em todas as cidades que visitamos. E fiquei muito feliz em ver a inclusão social que o projeto vem proporcionando, onde todos têm acesso igualitário às atividades oferecidas. O Brincando com Esporte cria espaços de interação, com as crianças ocupando o tempo livre com atividades que exploram seu potencial artístico e esportivo. Educação aliada à formação é o que defendo em meu mandato com deputado federal. Agradeço ao ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e ao secretário nacional de Esporte, Leandro Cruz Froes, por proporcionarem o acesso gratuito ao esporte para as crianças e jovens de nossa região”, disse o deputado Celso Jacob.

O secretário nacional de Esporte, Leandro Cruz Froes, visitou os núcleos juntamente com o deputado Celso Jacob. “É um prazer estar na região visitando as cidades e conhecendo os núcleos do Brincando com Esporte. Durante a visita, constatei a grande participação das crianças e da juventude e o sucesso do projeto nos municípios do interior do estado do Rio. Tenho certeza que vamos encontrar caminhos para ter mais projetos sociais nessas cidades”, declarou o secretário nacional de Esporte. A visita aos núcleos do Brincando com Esporte foi acompanhada também pelos prefeitos de Areal, Flávio Magdalena; de Levy Gasparian, Valter Lavinas; de Miguel Pereira, André Português; do vice-prefeito Paty do Alferes, Arlindo de Azevedo; e pelos secretários municipais de Esporte de Areal, Ione Oliveira, de Levy Gasparian, Irineu Guiraldelo, de Miguel Pereira, Vitor do Flamengo, de Paraíba do Sul, Edimário Miguel, de Paty do Alferes, Eurico Junior, e Três Rios, Celso Jacob Filho.