Deputado Celso Jacob discursa durante o Grande Expediente da Câmara dos Deputados

celsojacob_ge_01Nesta quarta-feira, dia 14, o deputado federal Celso Jacob (PMDB/RJ) fez uso da tribuna para pronunciamento durante o Grande Expediente na Câmara dos Deputados. Durante seu pronunciamento, o deputado fez uma clara análise da importância da educação para o desenvolvimento do país e como o descaso com a qualidade do ensino gerou diversos problemas para os brasileiros.

“Sempre fui um apaixonado pela educação, em todas as suas vertentes, e me sinto honrado e em retornar à essa Casa como membro da Comissão de Educação, que tem se desdobrado para contribuir na busca por soluções para os mais diversos problemas que a educação de nosso país vem enfrentando” – afirmou Celso, lembrando que foi deputado entre 99 e 2000 e que se ausentou do Congresso para ser, por duas vezes, prefeito de Três Rios.celsojacob_ge_11

O Deputado Celso Jacob destacou seu trabalho para encontrar uma solução para o problema enfrentado por professores e alunos da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, que estão há meses sem aulas. “A Comissão de Educação vem se reunindo constantemente com o MEC, para encontrar saída para a crise enfrentada por essas entidades de ensino, que passam por uma crise financeira e administrativa.” – analisa o deputado federal, reafirmando a postura da Comissão de Educação em criar formas que favoreçam o diálogo entre as entidades e o MEC e que defendam os direitos dos professores, pais e alunos.

Para o deputado essa situação ocorre porque muitos tratam a educação apenas como negócio e passam a ver os alunos apenas como números, que geram lucros e deixam de lado o objetivo principal que é a oferta de um ensino de qualidade e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. “O maior exemplo do descaso com a educação é a questão da graduação em medicina, que, ao longo dos anos com o excessivo grau de exigência para abertura de novos cursos e novas vagas nas entidades já existentes, trouxe uma carência de profissionais da área e a necessidade de contratar profissionais estrangeiros atuarem em nosso país” – exemplifica Celso, dizendo não que, seguramente, com a aberturar de novos cursos de medicina no país, poderíamos utilizar nossos próprios médicos nos programas do Governo Federal.

celsojacob_ge_13Celso falou também das iniciativas para reverter essa situação. “O MEC baixou a portaria que instituiu a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais, mas é importante expandir essa política também às entidades privadas” – defendeu o deputado destacando também o Projeto de Lei que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior- INSAES.celsojacob_ge_06

Finalizando sua participação, o deputado Celso Jacob falou do atual momento político do país. “A maioria da população é favorável a reforma política e nós também somos, desde que haja coerência e os partidários sejam ouvidos, para que a reforma não aconteça de cima para baixo. Sou a favor da redução de custos de campanha, para que todos possam concorrer em igualdade de condições, não apenas no papel, mas também na prática. Defendo também a unificação das eleições” disse Celso afirmando que existem diversos pontos a serem aprimorados até que tenhamos um processo eleitoral democrático e coerente.

Relacionados