Deputado Celso Jacob defende maior integração entre mercado de trabalho e universidade

celsojacob_ge_01

O Deputado Federal Celso Jacob (PMDB/RJ) participou, essa semana, de uma Audiência Pública, organizada pela Comissão de Educação, da qual é membro titular, sobre a Autonomia Universitária e os marcos regulatórios do ensino superior, frente à atual situação de paralisação dos debates da Reforma Universitária, em Brasília.

 

Celso começou sua participação parabenizando a Comissão pela discussão do assunto, pela importância e urgência do assunto. “Estamos vivendo uma euforia e também enfrentando os problemas gerados pelo aumento do acesso da população à Universidade. É uma vitória do Governo, mas os problemas desse aumento estão afetando a qualidade do ensino. Falta foco, algumas vezes. Estou acompanhando os problemas da Gama Filho. É necessário que exista uma maior fiscalização e acompanhamento das instituições públicas e privadas de ensino superior”.

 

Celso Jacob falou também da necessidade de se aproximar realidade do mercado de trabalho ao que é ensinado nos bancos das faculdades. “Por que alguém busca o ensino superior? Para alcançar o mercado de trabalho. É uma busca pelo crescimento intelectual, mas também é a busca de se colocar no mercado. Temos profissionais com muita teoria, mas com pouca visão da prática da profissão. É necessário que a faculdade interaja mais com a sociedade, com o mercado de trabalho. Estamos vendo que estão surgindo vagas no mercado de trabalho, mas a nossa população não está preparada para essas vagas. Temos que encontrar uma solução, através de uma reforma de ensino no país. Tenho certeza que esse é o caminho e que essa comissão, juntamente com o MEC farão um excelente trabalho para que a Educação possa acompanhar o crescimento do nosso país” – finalizou.