Celso Jacob participa de reunião com sistema FIRJAN e prefeitos eleitos no Centro-Sul Fluminense

O Sistema FIRJAN realizou o primeiro encontro dos empresários da indústria com os prefeitos eleitos dos municípios do Centro-Sul Fluminense. Os representantes – que vão definir os rumos das cidades pelos próximas 4 anos –, em Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto e Três Rios conheceram as propostas da Federação para a recuperação do ambiente de negócios e a retomada do desenvolvimento econômico da região e apresentaram projetos para o crescimento das cidades e criação de novos empregos. Os representantes de Miguel Pereira e Sapucaia não estiverem presentes. O Encontro com o Futuro reuniu mais de 70 pessoas no auditório do SESI Três Rios, nesta sexta-feira (04/11). O deputado federal Celso Jacob esteve presente e acompanhou a reunião, em apoio aos prefeitos eleitos para o desenvolvimento de seus projetos e ações.

Durante o evento, os prefeitos eleitos no pleito de 2 de outubro, acompanhados dos vice-prefeitos e dos indicados para cargos nas Secretarias de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, explanaram ações que pretendem realizar durante os mandatos para contribuir com o avanço da indústria.

“Este é o primeiro contato para ouvir o que os prefeitos planejam para as nossas cidades. O Sistema FIRJAN pode contribuir muito com esse trabalho pensando no crescimento dos municípios e desenvolvimento da região”, garante o presidente da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ no Centro-Sul Fluminense, Alceir José Corrêa.

“Houve um incremento de empregos e indústrias nos últimos anos, mas essa trajetória foi paralisada devido à crise econômica. Esse bom momento vai voltar e para isso precisamos criar um ambiente propício aos negócios e estar preparados para receber novos investimentos”, completou Alceir.

O especialista em Infraestrutura da FIRJAN, Riley Rodrigues, apresentou a Agenda Regional Centro-Sul Fluminense do Mapa do Desenvolvimento e um perfil sócio econômico dos municípios da região. Se destacam investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e logística e, a criação de novas zonas industriais. O documento tem o objetivo de mostrar a visão da indústria sobre os principais problemas e traçar estratégias para ações nos próximos dez anos, tornando o estado do Rio o melhor ambiente de negócios do Brasil.

O coordenador de Estudos Econômicos, Jonathas Goulart, compartilhou dados do Índice de Gestão Fiscal (IFGF)com os prefeitos eleitos e destacou os números que revelam a difícil situação que as prefeituras atravessam.

A reunião ainda contou a com participação do especialista em Desenvolvimento Setorial da Construção Civil, Roberto da Cunha, que apresentou aos prefeitos ferramentas e modelos capazes de diminuir a burocracia em relação ao licenciamento de obras e instalação de novos empreendimentos, dando mais eficiência e transparência.

Participaram do encontro Eurico Bernardes, eleito de Paty do Alferes; Valter Lavinas, de Comendador Levy Gasparian; Flávio Bravo, prefeito reeleito de Areal; Alessandro Bouzada, de Paraíba do Sul; Josimar Salles, de Três Rios e Gilberto Esteves, de São José do Vale do Rio Preto.