Celso Jacob participa da Comissão de Ciência e Tecnologia na Câmara

800

Sempre preocupado com o desenvolvimento do país, e também em despertar nos jovens o interesse pelo estudo e pela pesquisa, o deputado federal Celso Jacob integrará a Comissão Especial que analisará o Projeto de Lei nº 2.177/2011, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse projeto visa fortalecer a área da ciência e tecnologia do Brasil além de estimular a pesquisa para que o país possa alcançar um lugar de destaque nessa área.

O projeto prevê a isenção de impostos de importação para materiais de pesquisa, facilitar o acesso à biodiversidade brasileira para fins de pesquisa biológica e adaptar a Lei de Licitações (8.666/93) para as compras e contratações no setor. Além disso, o texto prevê a criação de ambientes cooperativos de pesquisa e de geração de produtos inovadores e, um dos pontos mais importantes destacado pelo Deputado Celso Jacob, é a adequação do regime de dedicação exclusiva de pesquisadores vinculados a entidades públicas.

O Brasil encontra-se ainda em desenvolvimento, atrás da China e da Índia, polos produtores de tecnologia. Por essa razão, o Deputado Celso Jacob acredita ser de grande importância a aprovação dessa Lei, para que o país fique entre os primeiros do ranking em investimento e produção na área de ciência, tecnologia e inovação.

“Temos que avançar na área da ciência e tecnologia, mas principalmente, criar um mercado para os pesquisadores e cientistas. Hoje as universidades formam grandes profissionais da área, com uma grande produção acadêmica, porém é preciso que todo esse conhecimento ultrapasse os muros dos laboratórios e ganhe o mundo. É fundamental promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação tecnológica e o mercado interno, para que a gente conquiste a autonomia tecnológica do país” – afirmou Celso Jacob.

Relacionados